Bem Vindos!




O evento Caminhada do Tango é um movimento aberto de divulgação do Tango no Rio de Janeiro e uma oportunidade de integração geral dos praticantes dessa dança. Este blog tem como objetivo reunir e manter atualizadas as informações relativas ao evento, que pertence a todos os tangueiros.O aumento da quantidade de praticantes do Tango beneficiará a todos nós: os professores e academias terão mais alunos, nós teremos mais parceiros com quem dançar nas milongas, com o aumento de frequentadores poderemos ter milongas com ingresso mais em conta. A troca de experiências entre alunos das diferentes escolas propiciará uma evolução em nossos conhecimentos e técnicas da dança, assim como o aumento de nossa rede de amigos e da nossa diversão.Através da participação de todos, poderemos divulgar essa dança que nos apaixona e desmitificar uma série de temores que impedem as pessoas de experimentar o Tango.A participação de cada um de nós é enormemente valiosa. Abrace essa ideia!

domingo, 6 de maio de 2012



Ouvindo um grande número de frequentadores das nossas milongas e alguns profissionais que participaram de um debate na internet, tivemos algumas preocupações em comum. Qual será o destino da prática do Tango no Rio de Janeiro a médio e longo prazo? Como eternos apaixonados por essa dança, sentimos uma certa urgência em possibilitar duas providências:
1 - aumentar a integração entre as escolas e seus frequentadores;
2 - atrair novos praticantes para as danças.
A frequência das Milongas está diminuindo, fruto da pequena disponibilidade de cavalheiros e do consequente aumento do preço dos ingressos para balancear as despesas. Chegamos à conclusão que não se trata de um problema setorizado, não é um problema de uma ou algumas academias ou professores ou organizadores; é um problema compartilhado por todos. Portanto, nada mais apropriado do que a transformação seja compartilhada também por todos.
Como atrair mais praticantes para o Tango? Quantos de vocês já ouviram a declaração "Eu adoro Tango, sempre quis aprender, mas..." seguida de uma série de mitos? A maioria desses mitos se origina no primeiro (ou único) contato que o público leigo tem com o Tango:. Seja através de shows, TV, cinema, exibições nas ruas ou qualquer outro evento, o público toma conhecimento do Tango Cenário. Por falta de divulgação, o Tango Salón é desconhecido do grande público. Nada mais esperado, portanto, que o pretendente a aluno pense que é assim que ele tem que dançar.
Daí surgem os mitos. Alguns que posso lembrar (e que ouvi muitas vezes antes de me atrever a entrar para uma aula de Tango), são:
- é muito difícil;
- tem que ter um parceiro fixo, porque é ensaiado;
- precisa ter preparo e tipo físico para fazer acrobacias;
- é muito deprimente;
- pouca gente dança tango;
- não vai ter onde dançar, porque não toca Tango nos bailes de Dança de Salão;
- para alguns, é "dança de gente velha";
- leva muito tempo para aprender.
Uma visita a uma Milonga derrubaria esses mitos. Não podemos levar o grande público a uma Milonga, mas podemos levar uma Milonga ao grande público. Para alcançar os objetivos pretendidos, essa Milonga ao ar livre precisa de alguns ingredientes que tornem o evento inédito e atraente. Reunindo a maior quantidade possível de casais de todas as escolas e professores, promovemos a integração ao mesmo tempo em que demonstramos que o Tango não é dançado por poucas pessoas. Com a participação de praticantes de todos os níveis, do iniciante ao profissional, e dançando o Tango Salón, podemos demonstrar que não é um objetivo inatingível e incentivar o expectador a tentar aprender. Ao expor a diversidade dos praticantes de todas as idades e tipos físicos, mostramos que o Tango não tem restrições. Ao mostrar os praticantes em um baile em vez de fazer uma exibição coreografada, trocando de parceiros para mostrar que não há necessidade de parceiro fixo e principalmente se divertido, mostraremos que o praticante de Tango não é triste ou deprimido.
Isso somado, precisamos dar ao evento uma dimensão que chame a atenção do público (quiçá da imprensa) através do ineditismo. Por isso não será uma Milonga estanque dançada na ronda tradicional e sim uma Milonga linear, com tandas, cortinas e troca de parceiros, que se move em um percurso de um ponto a outro da avenida.
Este é um evento de todos os praticantes de Tango, uma iniciativa de pessoas que amam o Tango, independente de escola. Somente com a participação de todos os objetivos pretendidos serão alcançados. Com mais alunos e mais frequentadores nas Milongas, todos sairemos ganhando - e o nosso amado Tango mais ainda.
Vamos encher a avenida de casais dançando Tango.
Participe e divulgue essa iniciativa
Abrace essa idéia!

2 comentários:

  1. Ola pessoal, escrevo agora estas considerações (sei que um pouco atrasado) na intenção de colaborar esperando que alguma coisa daqui possa ser aproveitado.
    • o primeiro que deve ser feito é deixar claro para todos, qual o foco do evento:
    Mostrar para o povo carioca que existe tango na sua terra?
    Mostrar como se baila o tango...?
    Tentar atrair pessoas para a pratica do tango...?
    Para as duas primeiras considerações não tenho propostas pois não acredito que posam trazer benefícios objetivos a pratica do tango no Rio de Janeiro com o perigo mencionado pelo Javier Amaya de que pessoas, profissionais ou não, aproveitem o momento para mostrar que eles dançam mais bonitinho e que são os melhores neste mercado do tango (não adianta dizer que isto não existe) Por tanto espero colaborar com estas considerações se for o terceiro item o escolhido e se não for e houver ideias aqui que possam ser utilizadas fiquem a vontade.
    Bom, todos sabem que para que um evento atinja seu objetivo o planejamento, marketing e propaganda são fundamentais e nosso caso não é diferente entretanto ele deve ser adaptado a nossa realidade de dinheiro e capacidade de organização, por este motivo pensei que poderia ser organizado desta forma ou no formato a seguir:
    • confecção de panfletos e pequenos cartazes para serem distribuídos na área do evento e nas academias tanto de tango como de dança de salão (genéricas)
    • confecção de “cartões de visita” com o endereço e nº de telefone das academias envolvidas na realização do evento (os cartazes e panfletos não devem possuir endereços nem nº de telefones para evitar a possibilidade de fiscalizações.
    • Dinheiro para bancar estes gastos: realização de bailes exclusivamente para arrecadar fundos, eles serão realizados, sempre que houver acordo, nas academias envolvidas, doações e outros
    • O Marketing será desenvolvido por pequenos grupos que se disponham visitar os bailes levando panfletos e explicando ao público a finalidade do evento e a necessidade de que todos participem.
    • Para reforçar o marketing, tomaremos depoimentos de pessoas, em vídeo, que serão colocados no blog do evento.
    • Existem outras formas baratas de propaganda e marketing que para não encher muito este texto colocaremos numa próxima oportunidade.
    DO EVENTO
    Se o foco for atrair pessoas para o tango, a meu ver, devemos despojarmos de toda e qualquer coisa que possa dificultar essa aproximação como por exemplo: roupas próprias para a dança do tango, acho que o ideal seria trajes comuns, bermudas, saias camisetas, e por ai vai, temos que fazer que pareça mais uma dança de salão, desmitificar através da simplicidade, o mito de difícil e sofisticado para passar uma ideia de acessibilidade tanto na execução como no aprendizado.
    • Participar do evento da forma mais simples possível tanto no vestuário como no comportamento tentando não criar “sofisticação” em torno da dança.
    • Não desprezar a possibilidade de dançar, caso for necessário, homem com homem- mulher com mulher.
    • Local para primeiro evento: praia de Copacabana, por distintos motivos acho o mais adequado para o fim proposto.
    • Distribuir o pessoal que vai participar em 4 grupos separados entre si em torno de 300 mts
    • Cada grupo bailara um estilo, tango tradicional, milonga, tango valsa, tango eletrônico
    • 5 será a quantidade de músicas a bailar por cada grupo pudendo ser 4 do estilo escolhido e uma de outro estilo
    • Terminada as cinco músicas os grupos se deslocaram dançando sendo que o grupo um se integrara ao 2 e o 5 ao 4, formados os dois grupos a direita e esquerda de ponto central previamente marcado, sempre dançando Músicas previamente escolhidas, finalmente se encontraram no ponto central mencionado aonde, então se formara um bailão tentando integrar os presentes ao “baile”
    • O “bailão” terá duração de 5 músicas, todos os estilos a seguir confraternização com os presentes.
    • Durante todo o evento será distribuído o “cartão de visita” mencionado acima
    • Note-se que o formato permite, sempre com alguns ajustes, ser utilizado em diferentes locais.

    ResponderExcluir
  2. DOS ORGANIZADORES
    • A meu ver se faz preciso que um grupo, que tenha um mínimo de experiência em organização de eventos, tome as rédeas da organização como forma de não deixar que o evento vire uma anarquia de ideias e capitalize aquelas que dizem respeito ao objetivo proposto. Para isto o nome que propus e ele aceitou, apesar de todos os compromissos particulares, é o do André e também proponho o do Javier Amaya, os dois tem credibilidade no mercado do Tango por tanto autoridade para tocar um projeto desta envergadura.
    • Este pequeno Grupo convocaria uma primeira reunião com as lideranças do Tango no Rio e exporiam todos os detalhes do evento convidando todos a participar e colaborar com o mesmo, divulgando as ações que culminaram na “CAMINHADA DO TANGO”

    OBS: quanto a permissão não precisa pois o prefeito do Rio pediu a Câmara de Vereadores que derrubem o veto que ele deu a Lei que dispõe sobre os artistas de rua, esta maneira é livre a expressão artística na Rua, apenas comunicando a regional de prefeitura com o objetivo de não haver dois eventos no mesmo local e na mesma hora. Segundo o formato de nosso evento não precisa de autorização nenhuma apenas devemos comunicar a subprefeitura. Abaixo seguem os links que falam sobre o assunto.
    Rio, 20 de maio de 2012 – Rubén Ceballos

    http://mail.camara.rj.gov.br/APL/Legislativos/scpro0711.nsf/449a94f8ca1f125a832566ec00172e93/06a9cac2c9c9045e8325784700501e2a?OpenDocument
    http://meu-rio.tumblr.com/post/22392557354/artistas-de-rua

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita!
Abrace essa idéia!